domingo, 5 de maio de 2013

Situação de Aprendizagem: "Meu primeiro beijo"

Situação de Aprendizagem de Leitura - 9º ano do Ensino Fundamental Componentes do Grupo: Dora Nei Garcia Marçal Eliana Ramon Crepaldi Esper Isabele Justino Prevido Jussara Maria Lovato Martha Wassif Salloume Garcia Renata Motta Chicoli Texto: "Meu primeiro beijo", de Antônio Barreto ATIVIDADE: PROBLEMATIZANDO e CONTEXTUALIZANDO Pintura acrílica sobre tela. Título: O beijo - Dimensão: 20 x 30 cm. -Autor: H.Rubiales Levantamento de hipóteses a partir do título: • Qual o assunto do texto? • Você já foi beijado? Quando? Por quem? • Se sim, como foi a experiência? Quais sentimentos invadiram você? • O que se espera do primeiro beijo? • O que pensam sobre “Meu Primeiro Beijo”? "O beijo", tela por Francesco Hayez • Você conhece esse autor? • Em que época podemos perceber que o beijo aconteceu? Quais elementos nos levam a essa resposta? • Você conhece alguma outra pintura que retrate o mesmo tema? Sobre o Autor • Quem é o autor do texto? • Levantamento do contexto de produção. • Pesquisa sobre a biografia do autor do texto. • Já leram algum outro texto dele? Se sim, qual? • Expectativas de leitura: Esse texto faz parte do livro Balada do Primeiro Amor. Nele temos outras histórias. Quais temas você acha que o autor abordará nas outras? ATIVIDADE: Leitura do texto e inferências locais • Leitura compartilhada do texto “Meu Primeiro Beijo”, de Antônio Barreto • Durante a leitura, o professor lança mão de estratégias, estimulando os alunos a um levantamento de hipóteses e fazendo a checagem dessas hipóteses passo a passo. • Divisão da sala em agrupamentos produtivos para pesquisa dos vocábulos, não inferidos pelo contexto, no dicionário. ATIVIDADE: Localização de Informações, Comparações e Generalizações 1-Trabalhando os elementos da narrativa: • Como vocês podem perceber, o autor narra uma história, a partir daí: • O que aconteceu? • Quando aconteceu? • Onde? 2-Análise da estrutura da narrativa: • Identificação da situação inicial; • Identificação do conflito; • Identificação do clímax; • Identificação do desfecho. 3-Explorando as sensações vivenciadas pela narradora-personagem a partir do texto: • Para a protagonista, como foi sua experiência em relação ao seu primeiro beijo? Em que parágrafo do texto podemos constatar isso? ATIVIDADE: Intertextualidade e Percepção de Outras Linguagens • Em grupo, elaboração de uma pesquisa, em qualquer gênero, com o tema beijo: música, pintura, teatro, redes sociais, entrevistas com pessoas mais velhas, etc. • Socialização das pesquisas realizadas pelos alunos e discussão sobre as emoções presentes no material socializado. • Relacionar o texto à brincadeira de tradição oral: BEIJO ABRAÇO APERTO DE MÃO • Vocês conhecem essa brincadeira? Caso não conheçam, perguntem a seus pais ou familiares se eles conhecem. Tragam para a próxima aula essa experiência. ATIVIDADE ORAL • Fazer o reconto oral do texto lido, a partir do estímulo do professor, para retomada da sequência lógica textual. Um aluno pode escrever na lousa os fatos que compõem a progressão da narrativa. PRODUTO FINAL • Cada aluno produzirá um texto narrativo baseado na experiência pessoal sobre o primeiro beijo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARRETO, Antônio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136. DOLZ, J. M.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita – Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. et al. Gêneros orais e escritos na escola. 2. Ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 35-60. Tradução e organização de R. H. R. Rojo e G. S. Cordeiro. ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever - Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário